Artigos

Oracle EBS – Upgrade técnico ou reimplementação

Com as constantes notícias publicadas onde a Oracle deixará de dar suporte às versões 11i do Oracle EBS (*), cada vez mais clientes se programam para realizar o upgrade das suas soluções para a release 12.

(*) Segundo o documento Oracle Lifetime Support Policy for Oracle Applications (OLSPOA), que divulga e detalha política se suporte da Oracle, editado em 1 de fevereiro de 2012, a data final de suporte a Versão 11 do EBS será o mês de Novembro de 2013.

Quando as discussões começam a primeira pergunta que nossos clientes fazem é: UpGrade Técnico ou ReImplementação? Essa pergunta, em uma grande maioria dos casos não faz muito sentido. A razão para tal é: se sua solução está aderente aos seus processos atuais e, a solução atende seus requisitos de negócios e fiscais, faça o UpGrade Técnico. O UpGrade Técnico, mesmo em casos de soluções com expressivo nível de customizações ainda é preferível a reimplementar toda uma solução, situação em inúmeros casos traumática para a empresa e usuários.

O upgrade Técnico do Oracle EBS está largamente documentado em sites da Oracle e de terceiros. Para a conversão de customizações existentes na release do Oracle EBS 11i para a release 12, nos casos onde as mesmas não possam ser substituídas por funcionalidades core dessa última, a BERTINI possui ferramentas que poderão em muito minimizar quaisquer problemas e/ou dispêndio de tempo e esforços.

O Upgrade Técnico, apesar de assim chamar, deverá, de acordo com as Melhores Práticas, ser acompanhado de um trabalho de exploração e ativação de novas funcionalidades existentes no Oracle EBS R12. Somente assim será possível otimizar ao máximo o investimento em um processo de upgrade.

ReImplementação da solução Oracle EBS, para a release 12, somente é indicada quando o cliente convive com soluções total ou parcialmente inadequadas aos seus requerimentos de negócios e/ou fiscais. A BERTINI sempre sugere um trabalho de ASSESSMENT com a finalidade de ajudar nossos clientes na tomada da melhor decisão: UpGrade Técnico ou ReImplementação.

Caso você queira fazer um teste bastante simples, responda as questões abaixo:

« Voltar