Integração Oracle E-business Suite e Fiscal Synchro

A integração entre o ERP e a solução fiscal deve ser tratada sob dois aspectos: tecnologia e qualidade da informação.

Do ponto de vista da tecnologia, a Solução Synchro disponibiliza a camada de integração tanto para a versão Oracle E-business Suite 11i quanto para a R12.   A partir da R12 a integração pode ser suportada por uma camada BPEL (Business Process Execution Language). Para a R12 também é possível realizar a integração de acordo com a tecnologia utilizada anteriormente para a integração com a versão 11i, que foi desenvolvida e homologada através de database links acessando diretamente a camada CAIBR Oracle.

A integração é suportada pelo Oracle Data Integrador (ODI), cuja função é a extração de dados de diversos sistemas e origens, transformação desses dados conforme regras de negócios e, por fim, a carga dos dados em um datamart ou data warehouse.  O ODI faz conexão via JDBC a uma base origem, utiliza seu dicionário de dados onde está armazenada a estrutura da base origem. O ODI gerencia uma segunda conexão com a base onde estão as estruturas a serem alimentadas.

Ambiente sugerido pela Synchro, onde existe uma máquina Linux/Windows para a execução do ODI

Em relação à qualidade da informação no ERP, que é a origem, há uma série de cuidados específicos tanto com o saneamento de informações quanto em relação às parametrizações no Oracle E-business Suite. É necessário observar uma série de requerimentos fiscais exigidos, como por exemplo, validação e saneamento dos cadastros de fornecedores e clientes (logradouro, CNPJ, CEP).  Para os Itens de Estoque ou Material especificamente, há uma série de atributos que devem ser validados como o Tipo de Item (matéria-prima, prod. Acabado, etc.), Unidade de Medida, Classificação Fiscal, descrição, etc.  Para as notas de Entrada e de Saída deve-se atentar para a Situação Tributária do Pis/Cofins. O Conhecimento de Transporte (para empresa que contrate serviço de transporte e que tome crédito do Pis e Cofins) também é uma informação requerida.

A experiência adquirida pela Bertini permite:

  • Análise/Assessment no ambiente origem do cliente para validação do nível de compliance* com os requerimentos fiscais
  • Suporte na definição do projeto junto com o cliente
  • Antecipação de ações corretivas no sistema Origem
  • Mitigação de riscos

* No âmbito institucional e corporativo, Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, a política e a diretriz estabelecida para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.